terça-feira, 12 de julho de 2011

Machu Picchu - GRUPO 4

Fontes de Energia - GRUPO 3

Machu Picchu - GRUPO 3

Machu Picchu  em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.
Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Divisões
 A área edificada em Machu Picchu é de 530 metros de comprimento por 200 de largura e inclui ao menos 172 recintos. O complexo está claramente dividido em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, que é aquela onde viveram seus ocupantes e onde se desenvolviam as principais atividades civis e religiosas. As duas zonas estão separadas por um muro, um fosso e uma escadaria, elementos que correm paralelos pela face leste da montanha
.
Zona agrícola
Os terraços de cultivo de Machu Picchu aparecem como grandes escadarias construídas sobre a ladeira. São estruturas formadas por um muro de pedra e preenchidas com diferentes capas de material (pedras grandes, pedras menores, cascalho, argila e terra de cultivo) que facilitam a drenagem, evitando que a água se empoce (leve-se em conta a grande pluviosidade da região) e desmorone sua estrutura. Este tipo de construção permitiu que se cultivasse neles até a primeira década do século XX. Outros terraços de menor largura se encontram na parte baixa de Machu Picchu, ao redor de toda a cidade. Sua função não era agrícola, mas sim servir como muros de contenção.
Cinco grandes construções localizam-se sobre os terraços ao leste do caminho inca que chega a Machu Picchu pelo sul. Foram utilizados como armazéns. A oeste do caminho encontram-se outros dois grandes conjuntos de terraços: alguns concêntricos de corte semicircular e outros retos.
Zona urbana
Um muro de cerca de 400 metros de comprimento divide a cidade da área agrícola. Paralelo ao muro corre um fosso usado como principal drenagem da cidade. No alto do muro está a porta de Machu Picchu que contava com um mecanismo de fechamento interno.
A zona urbana foi dividida pelos arqueólogos atuais em grupos de edifícios denominados por números entre 1 e 18. Ainda está em vigência o esquema proposto por Chavez Ballón em 1961 que divide a zona urbana em “setor hanan” (alto) e “setor hurin” (baixo) conforme a tradicional bipartição da sociedade e da hierarquia andina. O eixo físico dessa divisão é uma praça comprida, construída sobre terraços em diferentes níveis, de acordo com o declive da montanha.
O segundo eixo da cidade em importância forma uma cruz com o anterior, atravessando praticamente toda a largura das ruínas de leste a oeste. Consiste de dois elementos: uma larga e comprida escadaria que faz a vez de “rua principal” e um conjunto de elaboradas fontes de água que corre paralelo a ela.
Na intersecção dos dois eixos estão localizadas a residência do inca, o templo observatório do torreão e a primeira e mais importante das fontes de água.

Irmã Dulce - GRUPO 3

v  Beata Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), conhecida como Irmã Dulce, o Anjobom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados.
Quando criança, Irmã Dulce, costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os treze anos de idade, ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
Depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic). Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, em virtude de seu trabalho.
Entre os diversos estabelecimentos que ela Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio, instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos.Fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporciona atividades culturais e recreativas.
Irmã Dulce possuia problemas respiratórios, e com 76 anos eles começaram a se acentuar. O Anjo Bom da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, dia 13 de março de 1992.
No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada em Salvador, Capital da Bahia e passou a ser reconhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

OXI - GRUPO 3

Oxi é um tipo de droga de abuso altamente viciante derivada da cocaína. Trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível.Sua potência é avaliada em 5 vezes maior que o crack.
Surgiu no Brasil quando entrou pelo Acre, vinda da Bolívia e Peru, na década de 1980. A droga é fumada assim como o crack. Utiliza-se cachimbo ou lata de alumínio perfurada que queima as pedras
A droga está se tornando popular porque pode estimular o dobro da euforia que a cocaína causa. A droga é mais barata que o crack, sendo comercializada a uma média de R$ 2,00.
As reações são muito fortes, devido aos componentes químicos. Ela causa vômitos, diarréias, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e a degeneração das funções hepáticas.

Osama Bin Laden - GRUPO 3

Osama Bin Laden
Usāmah Bin Muhammad bin 'Awæd bin Lādin mais conhecido como Osama Bin Laden foi um alegado terrorista saudita, e um dos homens mais procurados do mundo.Quando jovem e inexperiente, participou de forma voluntária do esforço jihadista no Afeganistão, financiando e organizando grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos.Em contato com outros grupos islâmicos,foi gradualmente influenciado a ampliar o leque dos seus inimigos, passando a considerar também o combate ao xiita, judeus e ocidentais de uma forma em geral. Nesta mesma época passou igualmente a considerar o terrorismo como alternativa de ação válida.Após um atentado mal sucedido contra a vida do então presidente do Egito, o governo do Sudão, sob pressão dos países árabes, expulsou-o do país. Bin Laden foi então para o Afeganistão, com as esposas e um grupo reduzido de seguidores fiéis. Nesta ocasião foi renegado pela família e perdeu a cidadania saudita.
O Surgimento da Al Qaeda
Uma das maiores ironias sobre o surgimento da Al Qaeda, o grupo inimigo número 1 dos EUA, é que seu surgimento foi financiado com o dinheiro do contribuinte dos Estados Unidos. Durante a guerra URSS x Afeganistão os EUA, através da CIA, financiaram e treinaram milícias islâmicas, e uma parte considerável do pessoal treinado pela CIA formou a Al Qaeda.
Atentados
Estados Unidos, 26 de fevereiro de 1993
O primeiro ataque terrorista de grande repercussão mundial ligado à Al-Qaeda foi a explosão de uma van carregada com explosivos no estacionamento do World Trade Center, em Nova York.Seis pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas no ataque.
Quênia e Tanzânia, 7 de agosto de 1998
Ataques terroristas atingiram quase simultaneamente as embaixadas americanas em Nairóbi, no Quênia, e Dar es Salaam, na Tanzânia. No Quênia, a explosão de um carro bomba matou 213 pessoas, incluindo 12 americanos, e feriu mais de 4, 5 mil. Na Tanzânia, o ataque realizado em um feriado nacional provocou a morte de 11 pessoas e deixou outros 83 feridos. As investigações apontaram que a Al-Qaeda ainda planejava atacar a representação americana em Uganda, mas adiou o plano.
Iêmen, 12 de outubro de 2000
Uma bomba explodiu no navio de guerra americano USS Cole no porto de Aden, no Iêmen, provocando a morte de 17 soldados e ferindo outros 30. O ataque foi realizado pelos militantes da Al-Qaeda Hassan al-Khamri and Ibrahim al-Thawar. Uma investigação posterior da CIA apontou que se o ataque tivesse sido realizado com um pouco mais de técnica, teria afundado a embarcação e matado todos seus tripulantes.
Estados Unidos, 11 de setembro de 2001
No mais famoso ataque da Al-Qaeda, dois aviões comerciais sequestrados colidiram, em um intervalo de minutos, com as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, um terceiro atingiu o Pentágono, em Washington, e um quarto foi derrubado na Pensilvânia. Quase 3 mil pessoas morreram nos ataques de 11 de setembro, que levaram os EUA a iniciar, um mês mais tarde, uma caçada por Osaba bin Laden na Guerra do Afeganistão.
Espanha, 11 de março de 2004
Exatos 911 dias depois dos ataques de 11 de setembro, explosões em quatro trens em Madri, na Espanha, provocaram a morte de 191 pessoas e deixaram cerca de 1,8 mil feridas. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas suspeita-se que a Al-Qaeda estivesse envolvida.
Paquistão, 2 de junho de 2008
A embaixada dinamarquesa em Islamabad, no Paquistão, foi atingida pela explosão de um carro-bomba. O ataque deixou ao menos oito pessoas mortas e dezenas de outras feridas. A Al-Qaeda assumiu a autoria do atentado, que seria uma retaliação à publicação de charges sobre o profeta Maomé por jornais dinamarqueses em 2005.
Estados Unidos, 25 de dezembro de 2009
No último notório plano de ataque da Al-Qaeda, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab foi preso durante o voo 253 da Northwest Airlines, entre Amsterdã, na Holanda, e Detroit, nos Estados Unidos. Ele carregava explosivos junto ao seu corpo quando foi controlado. Segundo as autoridades americanas, Abdulmutallab seria um integrante da Al-Qaeda que planejava realizar um atentado suicida.

Fontes de Energia - GRUPO 2

Gráfico de Mortalidade Infantil - GRUPO 2

A taxa de mortalidade infantil é um índice que indica a quantidade de crianças abaixo de um ano de idade que morrem dentro de um grupo de mil crianças e é representado pelo símbolo “” (por mil) .Observe que os países subdesenvolvidos tendem a possuir alto índice de mortalidade,  ao contrario dos países desenvolvidos que tendem a apresentar baixo índice  de mortalidade. Essa grande diferença é resultado de outros indicadores sociais e de problemas de serviços públicos como a falta de saneamento básico, pobreza, falta de cuidados, etc.
Resultados pela relativa ignorância que parte da população pode apresentar e falta de estrutura para habitação populacional adequada assim como falta de infra-estrutura para outros serviços vitais a população como a medicina e educação.Representados pela cor verde, os países desenvolvidos tem menores taxas de mortalidade. Por sua vez, os subdesenvolvidos, representados pela cor roxa, têm maiores taxas de mortalidade.

Gráfico de IDH - GRUPO 2

O IDH é uma forma de medir a renda per capta, a qualidade de vida e escolaridade de países, estados e municípios, verificando a renda per capta, a qualidade de vida e escolaridade. Ele é medido de 0 a 1, sendo assim, os países que mais se aproximam de 1 tem um IDH elevado, sendo um país desenvolvido, ao contrario dos subdesenvolvidos, que geralmente possuem um baixo IDH. Como podemos observar no gráfico, os países de cor rosa pertencem ao grupo dos desenvolvidos, possuindo o IDH mais elevado. Já os de verde, possuem um baixo IDH, pertencendo aos países subdesenvolvidos. De acordo com o ultimo IDH de 2010, referente aos dados de 2008, notamos que os países relatados ocupam tais colocações:
Canadá: 8º lugar
Espanha: 20º lugar
Islândia: 17º lugar
Haiti: 145º lugar
México: 56º lugar
Níger: 167º lugar

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos - GRUPO 2

           Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
                                 (norte e sul)
Desenvolvidos (bloco norte) –
Nesse bloco estão localizados os países que tem alto nível econômico e social. Para definir esses países, é feito um debate, levando em conta principalmente os critérios econômicos. Porém, atualmente, começou a ser utilizado como critério, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que avalia a riqueza, educação e o modo de vida de cada país. Além desses assuntos, é avaliado o índice de industrialização, que visualiza principalmente a tecnologia.
Os países desenvolvidos são diferentes dos países subdesenvolvidos pelo fato de seus habitantes possuírem uma melhor qualidade de vida, utilizarem seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender as necessidades do país e a elevação da qualidade dos produtos manufaturados, isto é, produtos produzidos usando-se somente os recursos disponíveis no estabelecimento.
Alguns países:
EUROPA
- Dinamarca
- França
- Portugal
ÁSIA       
- Japão
- Coréia do Sul
AMERICA DO NORTE
- Canadá
- Estados Unidos
OCEANIA
- Austrália
- Nova Zelândia

Subdesenvolvidos (bloco norte) -
 Um país subdesenvolvido, tem que está de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios, com base em:

·       Baixa renda
·       Fraqueza em recursos humanos como, nutrição, saúde, educação e analfabetismo dos adultos.
·       Baixo nível na economia

Alguns Países:
AMÉRICA
- Haiti
ÁSIA
- Afeganistão
- Butão
- Mianmar
- Nepal
OCEANIA
- Samoa
- Ilhas Salomão
- Vanuatu
ÁFRICA
- Angola
- Etiópia
- Libéria
- Madagascar
- Níger

Tudo sobre OXI - GRUPO 4

Nova Droga
OXI

Oxi é uma droga recente no Brasil. A pedra é uma derivada da cocaína, e já chegou provocando epidemias, principalmente na capital do Acre e no Rio Branco. A droga está se espalhando pelo país. A pedra é muito procurada por integrantes de todas as classes socioeconômicas do estado da região Norte.
Nome científico: Oxi (abreviatura de oxidado)
Composição: mistura de base livre de cocaína e combustível.
Modo de Usar: é parecida com o Crack. Uma pedra branca fumada em cachimbo. É mais barato e mata mais rápido (8 meses)
Origem: Bolívia e Peru. Entrou no Brasil através do Acre.
Efeitos: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarréia, vômitos e perda de dentes.
Comparação: Crack x Oxi
O use e o crack são feitos a partir dos restos refinados da cocaína o que torna as três drogas com mesmo princípio de acelerar o metabolismo
A grande diferença do oxi para o crack está na sua composição química. Para transformar o pó em pedra, o crack usa bicarbonato de sódio e amoníaco. Já o oxi, com o objetivo de baratear os custos – e atingir um número maior de usuários –, leva querosene e cal virgem
Querosene e cal virgem são substâncias corrosivas e extremamente tóxicas. Por isso, o consumo do oxi pode levar à morte mais rápido que o crack – no qual o que é realmente nocivo é o princípio ativo da droga.
A diferença da cocaína para as outras duas está no que os especialistas chamam de “via de administração”.
Enquanto a primeira é inalada em forma de pó, as outras duas são fumadas em forma de pedra. Isso muda a forma como o corpo lida com a dose.
O pó da cocaína é absorvido pela mucosa nasal, que tem nervos aflorados, responsáveis pelo olfato. O efeito dura entre 30 e 45 minutos. No caso das outras duas drogas, a absorção acontece no pulmão, de onde ela cai na corrente sanguínea. O efeito dura cerca de 15 minutos, e por isso, é mais intenso que o da cocaína, o que aumenta o risco de que o usuário se torne um viciado.

“Quando menor a duração do efeito, mais viciante é uma substância”, afirma Jezierski.
“Se você usa uma que dá um 'barato' de 48 horas, você não precisa de outra dose tão cedo, mas se usa uma que dá um barato de 15 minutos e, em seguida, te dá depressão, vai querer outra dose”, explica a psiquiatra.
A grande diferença do oxi para o crack está na sua composição química. Para transformar o pó em pedra, o crack usa bicarbonato de sódio e amoníaco. Já o oxi, com o objetivo de baratear os custos – e atingir um número maior de usuários –, leva querosene e cal virgem.

Querosene e cal virgem são substâncias corrosivas e extremamente tóxicas. Por isso, o consumo do oxi pode levar à morte mais rápido que o crack – no qual o que é realmente nocivo é o princípio ativo da droga.
“A hipocrisia do suicídio é bem menor”, conclui Jezierski sobre o oxi, em relação ao crack.

Taxa de PIB - GRUPO 3

Gráfico de Analfabetismo - GRUPO 3

Como é possível verificar no gráfico acima o analfabetismo dos países subdesenvolvidos, que estão expressos pelas colunas azuis, é maior do que a dos países desenvolvidos. Isso ocorre pois analfabetismo, como o próprio nome indica, é o desconhecimento do alfabeto, ou seja, a incapacidade de ler e escrever.Logo, o analfabetismo é maior nos países subdesenvolvido, já que não há muito investimento na area da educação;  falta de infraestrutura das escolas e os baixos salários dos professores, fazendo com que alunos e professores tenham menos interesse pelo ambiente escolar, cansaço decorrente de longa jornada de trabalho; o desemprego (pois o material exigido pela escola é pago pelo aluno, embora o governo coloque à disposição quantidade de material limitado para cada escola); a falta de auto-estima dos alunos que diante das dificuldades financeiras deixam a escola; pais analfabetos e desestimulados não encontram perspectivas em mandar seus filhos à escola; ausência de escolas próximas à moradia.

Gráfico de Taxa de Fecundidade - GRUPO 3



Como é possível verificar no gráfico acima as Taxas de Fecundidade dos países desenvolvidos, que estão expressos pelas colunas vermelhas, é inferior ao dos países subdesenvolvidos. Isso ocorre pois a taxa de fecundidade corresponde ao número médio de filhos nascidos vivos por mulher, em idade fértil.Então os países desenvolvidos tendem a ter essa taxa reduzida pois o uso de contracepitvos é maior, já que o acesso é mais fácil; a àrea da saúde é melhor,assim a mulher grávida tem mais atenção; a mulher está mais inserida no mercado de trabalho, assim não tendo tempo de ficar em casa cuidando dos filhos; há mais planejamento familiar, já que há a preocupação com o futuro da criança.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Gráfico de Expectativa de Vida - GRUPO 3

Como é possível verificar no gráfico acima a Expectativa de Vida dos países desenvolvidos, que estão expressos pelas colunas azuis é semelhante a dos países subdesenvolvidos. Isso ocorre pois expectativa de vida é um tempo determinado calculado para que se saiba quanto tempo irá se viver, podem ser feitos cálculos por nação, estado, ou até cidade, onde se encontra a média de vida das pessoas.Nas últimas décadas a população idosa vem aumentando cada vez mais,pois as pessoas tem cobrado cada vez mais do governo que se tenha investimento na área da saúde e educação, fazendo com que o jovem cresça com saudável e com estudo, assim tendo possibilidades de emprego e posso ter uma renda equivalente a suas necessidades.

Gráfico de Taxa de Mortalidade Infantil - GRUPO 3

Como é possível verificar no gráfico a cima as Taxas de Mortalidade Infantil dos países desenvolvidos, que estão expressos pelas colunas azuis, é inferior ao dos países subdesenvolvidos. Isso ocorre pois a taxa de mortalidade infantil corresponde ao número de crianças de 0 à 1 ano que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas. Logo, a quantidade de crianças mortas em um país desenvolvido é menor pois há mais postos de saúde, a tecnologia é mais avançada proporocionando o desenvolvimento nesta área, não há existência de muita violência, já que a fiscalização é maior.

Gráfico de IDH - GRUPO 3

Como é possível verificar no gráfico a cima o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países desenvolvidos, que estão expressos pelas colunas vermelhas, é superior ao dos países subdesenvolvidos. Isso ocorre, pois o IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. Então, os países desenvolvidos tendem a ter um IDH maior pois todas as outras taxas são elevadas.

Gráfico de Taxa de Fecundidade - GRUPO 4

 
A taxa de Fecundidade é um importante fonte para definir se um país é desenvolvido ou não. A taxa de Fecundidade corresponde ao número de filhos que uma mulher tem durante um ano. Nos países deselvolvidos, o número de jovens é menor do que o número de idosos, indicando pouco ídice de violência no país e grande índice da taxa de fecundidade.  Já nos Subdesenvolvidos, ocorre ao contrário, como na Etiópia (possui um nível muito alto).  No gráfico acima, os países Desenvolvidos são indicados pela cor Azul. Já os Subdesenvolvidos, são indicados pela cor laranja.

Gráfico de Renda Per Capta - GRUPO 4

 
A Renda Per Capita é um indicador que ajuda a ''medir'' o nível econômico de um país. Normalmente, os países desenvolvidos possuem um alto nível nos documentos apresentados. Já com os países subdesenvolvidos, ocorre o contrário. Porém, esse indicador não é de muita confiança, pois as posições socio-econômicas são diferentes, tornando este indicador difícil de ser considerado seguro.

Gráfico de População - GRUPO 4

 
Os gráficos de população são os gráficos mais polêmicos, pois podem dar um grande ''salto'' para as pessoas julgarem previamente os países. Mostrando o índice do tamanho da população de cada país acima,  na cor vermelha estão representados os países desenvolvidos, e na cor amarela, os subdesenvolvidos.
Como é possível perceber, os países desenvolvidos possuem um maior índice de população, pois oferecem melhores recursos, favorecendo um bom padrão de vida à comunidade e assim ''estendendo'' o tempo de vida de cada cidadão.
Já nos países subdesenvolvidos, esses recursos são muito poucos, deixando a jornada da população mais complicada e com dificuldades que afetam este índice. Naturalmente, os países subdesenvolvidos tem um maior índice de violência, muitas vezes causando acidentes e mortes, portanto diminuindo a porcentagem de população no país.

Gráfico de População Urbana - GRUPO 4

População Urbana corresponde à população que vive nas cidades. Na maioria dos países, a população urbana tem índices elevados, ou pelo menos relativamente maiores do que a taxa de População Rural (população que vive no campo).
Os critérios para distribuição da população urbana e rural são diferentes em cada país.
Entre os países a cima, a Austrália é o país com a maior taxa de população urbana, enquanto a Etiópia possui a menor delas.

Gráfico de IDH - GRUPO 4


Os índices de desenvolvimento humano da Austrália, Suécia, Alemanha, Arábia Saudita, Paraguai e Etiópia variam muito. Alguns possuem um IDH consideravelmente alto. Já outros, são muito baixos. Mas o que leva o IDH desses países a serem elevados? E a serem baixos? O que é IDH?
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, ou seja, é um indicador que  mostra o nível de desenvolvimento humano de um país. Quanto  mais a população de um país é desenvolvida, maior o nível do IDH é. O mesmo acontece para um IDH possuir níveis baixos. Quanto menor o desenvolvimento da sociedade, menor o nível do IDH.

Gráfico de Expectativa de Vida - GRUPO 4


Expectativa de vida tem a função de informar o índice de expectativa de vida ou a expectativa de nascença no prazo de um ano. Esse índice é dependente da taxa de mortalidade infantil.
No gráfico acima, o índice de expectativa de vida equivalente aos homens está representado em azul, e as mulheres em vermelho. Como é perceptível, a Austrália possului a melhor taxa de Expectativa de Vida, pois oo tempo de vida dos homens e das mulheres é aquivalente, ou seja, um não vive muito tempo a mais do que o outro..

Fontes de Energia - GRUPO 4