terça-feira, 25 de outubro de 2011

Submissão da Mulher - GRUPO 4 (Laiana Nunes, Larissa Azi e Camila Tanure)



No Islã foi desenvolvida uma cultura muito diferente das outras. A Cultura Islâmica é muito polêmica e tem um grande destaque no mundo. O que tem um grande ressalte são as mulheres islâmicas. Os direitos que elas possuem, as funções que elas exercem e os castigos que recebem.  Veremos abaixo alguns desses.
No islamismo, a mulher é considerada um "brinquedo. Isto é tirado literalmente do que o profeta Maomé e o Justo Califa Umar Ibn Al Khattab (um dos sogros de Maomé) declararam; do verdadeiro tratamento que as mulheres recebem nos dias de hoje na maioria dos países islâmicos e da diferentes doutrinas do islamismo a respeito das mulheres (casamento no islamismo, direitos da mulher, status da mulher em comparação com os homens, os deveres da mulher para com o seu marido, etc.).
Um capítulo do Alcorão declara: "Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Alá fez um superior à outra". Na página 36 deste livro, A Mulher e o Islamismo, Ahmed Zaki Tuffaha escreveu: "Deus estabeleceu a superioridade do homem sobre a mulher pelo verso acima (Sura 4.34), o que não permite a igualdade entre o homem e a mulher. Porque aqui o homem está sobre a mulher devido à sua superioridade intelectual. . .". No Islamismo, não somente a mulher é considerada um brinquedo e inferior ao homem, mas as mulheres são consideradas como tendo muitas deficiências.
Na questão do casamento, o islamismo prova que a mulher é considerada um brinquedo.
Na Cultura Islâmica, as mulheres são obrigadas a casar desde cedo. São prometidas a homens desde crianças. Até mesmo adultas, são forçadas a casar pelo pai sem nem mesmo ser consultada.
“O pai pode consentir em dar a sua filha em casamento sem a permissão dela, porque ela não tem escolha, exatamente como Abu Bakr El Sedick [o primeiro Califa depois de Maomé e seu sogro] fez com sua filha, Aisha, quando ela estava com seis anos de idade. Ele a deu em casamento ao profeta Maomé sem a permissão dela". Aisha disse: "O mensageiro de Alá tomou-me como sua noiva quando eu tinha seis anos, e tomou-me como sua esposa quando eu completei nove anos de idade".
Quando a garota passa pelo primeiro ciclo menstrual, ela vai morar com o marido. O direito ao prazer sexual pertence ao homem, não à mulher. Isso quer dizer que o homem tem o direito de forçar a mulher a gratificá-lo sexualmente. Ela, por sua vez, não tem o direito de forçá-lo a fazer sexo com ela, a não ser uma vez (na vida). Mas, ele precisa do ponto de vista da religião, fazer sexo com ela para protegê-la de ser moralmente corrompida.


Papel de submissão das mulheres islâmicas:
As mulheres islâmicas alem de serem vitimas de varias injustiças, elas são submetidas a fazerem varias tarefas onde não tem opção de sim ou não, também tem q cumprirem varias regras. Essas injustiças vão ser difíceis de parar porque elas não vão em frente e lutam por seus direitos.
Dentre vários deveres e regras, sito:
·         As mulheres não podem trabalhar fora de casa
·         Não podem sair nas ruas sem seu marido, pai ou irmão
·         Não podem pintar suas unhas
·         Ao sair de casa elas têm que usar um tipo de véu (burca) q cobre seu corpo inteiro ate o rosto
·         Não podem usar maquiagens
·         É proibido cumprimentar estranhos
·         As mulheres não podem dirigir carros ou andar de taxi
·         As mulheres são proibidas de lavar as roupas em rios públicos
·         Não podem ver filmes, assistir televisão ou vídeos
·         As crianças e mulheres são obrigadas a casarem com homens que não conhecem
Se as mulheres não cumprirem esses deveres e regras os homens podem castigá-las publicamente como:
·         Os homens podem apedrejar as mulheres ate a morte
·         Podem chicoteá-las
·         Podem bater nelas
·         Humilhá-las verbalmente




Nenhum comentário:

Postar um comentário