terça-feira, 12 de julho de 2011

Osama Bin Laden - GRUPO 3

Osama Bin Laden
Usāmah Bin Muhammad bin 'Awæd bin Lādin mais conhecido como Osama Bin Laden foi um alegado terrorista saudita, e um dos homens mais procurados do mundo.Quando jovem e inexperiente, participou de forma voluntária do esforço jihadista no Afeganistão, financiando e organizando grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos.Em contato com outros grupos islâmicos,foi gradualmente influenciado a ampliar o leque dos seus inimigos, passando a considerar também o combate ao xiita, judeus e ocidentais de uma forma em geral. Nesta mesma época passou igualmente a considerar o terrorismo como alternativa de ação válida.Após um atentado mal sucedido contra a vida do então presidente do Egito, o governo do Sudão, sob pressão dos países árabes, expulsou-o do país. Bin Laden foi então para o Afeganistão, com as esposas e um grupo reduzido de seguidores fiéis. Nesta ocasião foi renegado pela família e perdeu a cidadania saudita.
O Surgimento da Al Qaeda
Uma das maiores ironias sobre o surgimento da Al Qaeda, o grupo inimigo número 1 dos EUA, é que seu surgimento foi financiado com o dinheiro do contribuinte dos Estados Unidos. Durante a guerra URSS x Afeganistão os EUA, através da CIA, financiaram e treinaram milícias islâmicas, e uma parte considerável do pessoal treinado pela CIA formou a Al Qaeda.
Atentados
Estados Unidos, 26 de fevereiro de 1993
O primeiro ataque terrorista de grande repercussão mundial ligado à Al-Qaeda foi a explosão de uma van carregada com explosivos no estacionamento do World Trade Center, em Nova York.Seis pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas no ataque.
Quênia e Tanzânia, 7 de agosto de 1998
Ataques terroristas atingiram quase simultaneamente as embaixadas americanas em Nairóbi, no Quênia, e Dar es Salaam, na Tanzânia. No Quênia, a explosão de um carro bomba matou 213 pessoas, incluindo 12 americanos, e feriu mais de 4, 5 mil. Na Tanzânia, o ataque realizado em um feriado nacional provocou a morte de 11 pessoas e deixou outros 83 feridos. As investigações apontaram que a Al-Qaeda ainda planejava atacar a representação americana em Uganda, mas adiou o plano.
Iêmen, 12 de outubro de 2000
Uma bomba explodiu no navio de guerra americano USS Cole no porto de Aden, no Iêmen, provocando a morte de 17 soldados e ferindo outros 30. O ataque foi realizado pelos militantes da Al-Qaeda Hassan al-Khamri and Ibrahim al-Thawar. Uma investigação posterior da CIA apontou que se o ataque tivesse sido realizado com um pouco mais de técnica, teria afundado a embarcação e matado todos seus tripulantes.
Estados Unidos, 11 de setembro de 2001
No mais famoso ataque da Al-Qaeda, dois aviões comerciais sequestrados colidiram, em um intervalo de minutos, com as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, um terceiro atingiu o Pentágono, em Washington, e um quarto foi derrubado na Pensilvânia. Quase 3 mil pessoas morreram nos ataques de 11 de setembro, que levaram os EUA a iniciar, um mês mais tarde, uma caçada por Osaba bin Laden na Guerra do Afeganistão.
Espanha, 11 de março de 2004
Exatos 911 dias depois dos ataques de 11 de setembro, explosões em quatro trens em Madri, na Espanha, provocaram a morte de 191 pessoas e deixaram cerca de 1,8 mil feridas. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas suspeita-se que a Al-Qaeda estivesse envolvida.
Paquistão, 2 de junho de 2008
A embaixada dinamarquesa em Islamabad, no Paquistão, foi atingida pela explosão de um carro-bomba. O ataque deixou ao menos oito pessoas mortas e dezenas de outras feridas. A Al-Qaeda assumiu a autoria do atentado, que seria uma retaliação à publicação de charges sobre o profeta Maomé por jornais dinamarqueses em 2005.
Estados Unidos, 25 de dezembro de 2009
No último notório plano de ataque da Al-Qaeda, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab foi preso durante o voo 253 da Northwest Airlines, entre Amsterdã, na Holanda, e Detroit, nos Estados Unidos. Ele carregava explosivos junto ao seu corpo quando foi controlado. Segundo as autoridades americanas, Abdulmutallab seria um integrante da Al-Qaeda que planejava realizar um atentado suicida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário